A Verdadeira Amizade

09-05-2016 22:00
 A Verdadeira Amizade
 
O que podemos esperar das pessoas?
Amor incondicional?
Compreensão dos nossos sentimentos?
Carinho verdadeiro?
Reciprocidade?
 
Não, não devemos esperar nada de ninguém. Caso contrário o inevitável acontece, ficamos frustrados e tristes pela dificuldade delas atingirem as vezes as nossas mínimas expectativas. Essas palavras podem ser duras, mas a realidade é dura, o ser humano em sua essência é egoísta e tende sempre a colocar os seus próprios interesses a frente dos outros, inclusive das pessoas que “supostamente” dizem que prezam e amam.
 
O que eu quero dizer com isso é que se procuramos uma amizade verdadeira em alguém é muito provável que uma hora ou outra a gente venha a se desiludir. Até porque nós próprios também já desiludimos. Consciente ou inconsciente também erramos.
 
Eu falo por mim, mesmo sempre tentando ser uma boa amiga de certeza que já magoei muita gente, tenho consciência disso e me arrependo. Deus me deu essa consciência, dia após dia ele tem me ajudado a transmitir um pouco do amor e do aprendizado que Ele tem me passado, no fundo nós não sabemos o que é o verdadeiro amor até conhecermos o amor de Deus.
 
É um amor indescritível, imensurável, incalculável a ponto de dar a própria vida para nos salvar, existe amor maior que esse? Ele sempre nos compreende, nunca nos julga, é sincero e amoroso ao mesmo tempo, está sempre ao nosso lado quando precisamos e mesmo quando achamos que não precisamos, justo acima de tudo, Jesus Cristo é o nosso verdadeiro amigo.
Em troca Ele pede o nosso coração. Entrega total das nossas preocupações, aflições, desejos, expectativas, dúvidas, tudo que nos desestabiliza precisamos colocar nas mãos de Deus. Quando conseguimos fazer isso, deixamos de querer ter o controle de tudo e permitimos que Deus faça as grandes obras e bênçãos que Ele tem guardado para cada um de nós.
 
Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês.” (João 15:15)
 
Ele também nos mostra através da sua palavra a como sermos bons amigos, nos ensinando a transmitir um pouco desse amor que Ele nos passa às pessoas e a tudo ao nosso redor.
Mas será que todos querem isso? Será que muitos querem largar o ego e o orgulho para servir ao próximo sem nada esperar em troca? Deus dá-nos a oportunidade de amarmos uns aos outros como Ele nos ama. Mas parte de nós mesmos ter essa vontade e atitude.
 
Ele vai mais além, nos desafiando a amarmos os nossos inimigos, aqueles que nos atacam, nos humilham, nos julgam, e que muitas vezes sem motivo nos querem mal. Sabemos como isso é difícil, então quem conseguirá fazê-lo?
 
Nas escrituras o Senhor nos da o segredo. Quando conseguimos amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa mente e alma e acima de toda e qualquer coisa, aí sim estamos preparados para amar o nosso próximo como a nós mesmos.
 
Vocês pensam que merecem elogios só porque amam aqueles por quem são amados? Até os ímpios fazem isso! E se fizerem o bem somente àqueles que fazem bem a vocês, isso é tão extraordinário assim? Até as pessoas de má fama fazem isso. Amem os seus inimigos, façam-lhes o bem!” (Lucas 7:32-35)
 
É por esse motivo que somente aqueles que desejam com toda a força seguir os desígnios do Criador, atendendo o chamado do Senhor de ser um bom filho, um servo dedicado e um discípulo fiel, conseguirá ser um amigo verdadeiro, não só para Deus, mas para todos as sua volta.
 
Que nós tenhamos vontade para seguir com determinação os conselhos daquele que nos criou e nos amou tanto, a ponto de descer do conforto do seu santo trono e nesse mundo nascer, viver, sofrer, lutar e morrer pelos nossos pecados, para assim ter o poder de nos dar a vida eterna e um dia termos o direito de recuperar o nosso lugar ao seu lado em um local que nem conseguimos imaginar. Onde o rancor, a ingratidão, a soberba, o egoísmo e o ódio não existem.
Isso sim é amizade de verdade!!!
Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso. Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e vocês não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados. Deem aos outros, e será dado a vocês. A medida que vocês usarem, será usada para medir vocês.”
 (Lucas 7:37-38)