5 Fatores que nos aproximam de Deus - A Oração

08-12-2014 23:33

5 FATORES QUE NOS APROXIMAM DE DEUS

A ORAÇÃO

 

 

Este é um tema que faço questão de citar as vezes que forem necessárias, simplesmente por ser uma das maiores armas que possuímos na batalha da vida. Um cristão sem oração é a mesma coisa que um guerreiro sem escudo, e se as pessoas soubessem o grande poder que a oração exerce de certeza que rezariam muito mais.

 

A oração tem toda essa importância porque é o momento em que através da fé e da humildade falamos com Deus. Eu falo através da fé porque não o vemos, não é uma conversa direta, você precisa acreditar que mesmo não enxergando a Deus, Ele ouvirá a sua prece, e ainda mais, entrará no seu coração e saberá a veracidade e a honestidade das suas palavras, não é possível enganar a Deus.

 

Falo através da humildade porque como podemos ver em Mateus 18;4 “Portanto, todo aquele que se tornar humilde, como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus.” É necessário que nos ajoelhemos, isso mostra arrependimento e principalmente respeito perante Aquele que nos criou e que tem a capacidade de nos ajudar em qualquer circunstância. Todos pensam que a humilhação é uma coisa ruim, e sei que essa palavra faz confusão na cabeça das pessoas, mas se humilhar perante Deus é assumir que somos pequenos, frágeis,fracos e culpados de pecado, e que sem Ele nada é possível. Essa atitude não escandaliza o cristão, mostrar submissão a Deus não é motivo de vergonha e sim de honra, pois conhecemos as escrituras, e o que Ele fala sobre isso como em 2Crônicas 7:14 “Se o meu povo, que chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

 

Não faltam provas e fatos que Deus ajuda seus filhos se em oração o buscarem. É possível comprovar na Bíblia exemplos em que a oração fez a total diferença, como na época que os judeus foram exilados na Babilônia o rei Nabucodonosor impôs uma lei que proibia adoração e a oração ao Deus de Israel. Daniel um homem judeu temente a Deus, fazia suas orações três vezes ao dia, mostrando servidão a Deus e não cumprindo a lei do rei, e mesmo sendo conselheiro do rei foi jogado na cova dos leões, mas Deus vendo sua fé, fidelidade e força na oração fez com que ele não fosse devorado, mostrando assim ao rei e a todos que o Deus de Daniel esse sim é o verdadeiro. Daniel 10:12 ”E ele prosseguiu: "Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas.”

Como orar?

 

Não se preocupem em fazer uma prece longa, nem rezarem dez Pai-nossos, ou dizer palavras difíceis, não é disso que se trata a oração. Conversem com Deus, como se estivessem conversando com um bom pai amigo. Eu quando iniciei essa busca pela verdade não sabia orar, o que fazer, o que dizer, mas depois que me ensinaram uma forma que me fez sentir bem e a vontade fez toda a diferença, não só na minha vida, mas também nas dos meus familiares e amigos mais próximos por quem oro sempre.

 

Por isso utilizarei esse artigo também para tentar passar para vocês a forma como faço a minha oração todos os dias, se gostarem façam assim, se não, adaptem de forma que se sintam mais a vontade. O importante é tornar a oração um hábito diário, e não só quando estamos mal ou precisando de Deus, lembrem-se quando nos sentimos fortes na verdade estamos fracos, e quando nos sentimos fracos estamos fortes. Quando nos sentimos fortes não buscamos tanto a Deus porque achamos que não precisamos, está tudo bem, quando é assim o tombo é maior, porque não temos a nossa armadura, mas quando nos sentimos fracos estamos sempre buscando a Deus, tendo a oração como escudo e utilizando-a para nos fortalecer.

 

Eu inicio a minha oração me pondo de joelhos em um local em que eu me sinta confortável e que ninguém possa atrapalhar, logo em seguida começo a minha conversa com Deus, primeiro pedindo perdão pelos meus pecados, por tudo que faço ainda que não o agrado, a seguir agradeço, todas as bênçãos que Ele tem derramado na minha vida, temos tendência a valorizar mais o negativo do que o positivo, isso faz com que não demos valor as pequenas coisas que fazem toda a diferença na nossa vida, agradeço por tudo, pela família que Ele me deu, por tudo que Ele me tem mostrado, por sempre estar ao meu lado, sendo paciente e amoroso comigo, pela comida que tenho na mesa todos os dias, e mesmo pelas dificuldades e obstáculos, porque sei que eles farão com que eu evolua. Depois dessas duas etapas faço os meus pedidos, que Ele me guarde, protegendo a mim e a minha família, que Ele me guie, me mostrando tudo aquilo que preciso saber, que Ele esteja presente no meu coração, nos meus pensamentos e consequentemente nas minha atitudes e palavras, e principalmente que Ele me corrija quando necessário, para que assim eu possa aprender, pois muitas vezes pecamos sem perceber. Peço pela minha família e amigos, não que Ele lhes dê sucesso financeiro ou coisas desse tipo, mas sim que dê a cada um o que eles precisam para enxergarem a Deus e a verdade, oro não só pelos vivos, mas pelos que já partiram também, para que o Senhor tenha misericórdia dessas almas, termino a oração em nome do Senhor Jesus e finalizo rezando um Pai-nosso.

 

Meus amigos, isso não quer dizer que vocês têm que fazer igual, utilizem o que vos disse da melhor forma adaptando a vida de cada um de vocês, e conversem com Deus naturalmente, não tenham dúvidas nenhuma que Ele vos ouvirá. A oração é uma das principais formas de desenvolver intimidade com Deus. Se deixamos de falar com um amigo, certamente com o tempo nos afastaremos e o mesmo acontece no nosso relacionamento com Deus. Por isso ore, e dentro do pouco tempo verá e sentirá o seu poder, ela se tornará como mágica na sua vida, e aí sim, você se sentirá mais próximo de Deus.

 

E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão".
Mateus 21:22