5 Fatores que nos aproximam de Deus - A Paciência
5 FATORES QUE NOS APROXIMAM DE DEUS
A PACIÊNCIA
A paciência é um dom que poucas pessoas possuem, e para o cristão é das virtudes mais importantes que se pode almejar. É claro que quando tudo corre da maneira que queremos é fácil agir com paciência, mas o verdadeiro teste de paciência ocorre quando as nossas vontades são contrariadas. Algumas pessoas acham que têm o direito de ficar iradas quando enfrentam irritações e provações, desta forma a impaciência é considerada quase como uma ira justa.
A Bíblia no entanto fala da paciência como um fruto do espírito, o qual devemos buscar, a paciência revela a nossa fé no fato de que Deus sabe qual o melhor tempo para tudo.
Sendo Ele onipotente e amoroso precisamos crer que Ele fará justiça no tempo certo.
Não diga: "Eu o farei pagar pelo mal que me fez!" Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você.” Provérbios 20:22
É óbvio que a paciência não acontece da noite para o dia na nossa vida, o poder e a bondade de Deus são fundamentais nesse processo. E as provações que passamos são a forma que Ele utiliza para aperfeiçoar a nossa paciência. Desse modo conseguimos com mais facilidade perseverar rumo aos nossos objetivos, aguentar as dificuldades e esperar ansiosamente que a promessa de Deus na nossa vida seja cumprida.
“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” Romanos 12:12
Nossa paciência se desenvolve e fortalece ainda mais quando descansamos na perfeita vontade de Deus e no Seu tempo, mesmo quando à face de homens perversos:
“Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, nem com aqueles que maquinam o mal”. Salmo 37:7
No fim das contas, nossa paciência será recompensada!
Sim, parece impossível adquirir paciência em um mundo tão imediatista como o que vivemos, principalmente nos tempos de hoje onde olhamos para o lado e só vemos injustiça, corrupção e tudo que há de maldade. É triste, mas não devemos ser como os outros.
A impaciência só faz nos ver que a única solução era a paciência. Precisamos tentar agir como diz em Tiago 5:8: “Sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima.”
Diante de tudo que foi dito, o que podemos fazer para a cada dia sermos mais pacientes?
Primeiro, devemos agradecer a Deus todas as coisas que nos acontecem, mesmo que nos desagradem.
Ainda assim a nossa primeira reação é: “porque eu?”, mas a Bíblia nos diz que devemos nos alegrar na vontade de Deus, mesmo quando ela nos traz desconforto.
Segundo, assim devemos tentar perceber quais os objetivos Dele para com a nossa vida!
Às vezes Deus nos coloca em situações difíceis para nos dar a oportunidade de testemunhar, evoluir e perceber onde está o nosso erro.
Terceiro, devemos lembrar das Suas promessas como em Romanos 8:28, que nos diz: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
“Todas as coisas” incluem as coisas que testam nossa paciência.
Conclusão
No atual cenário em que vivemos, onde a ignorância e a maldade reinam, esse dom fará toda a diferença, não só na nossa aproximação com Deus, mas também influenciando positivamente todos aqueles que nos rodeiam.
Sabendo que a nossa resposta natural é a impaciência, que acaba nos levando a mais estresse, raiva e frustração, devemos a todo o custo entender o quanto essa impaciência é nociva.
Meus irmãos, agora é que devemos ter a força do Senhor para responder com paciência e com confiança completa no poder e propósito do Pai.
É mais fácil falar do que fazer, mas oremos para conseguir ter cada vez mais calma e paciência.
“A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção” (Romanos 2:7).
Fontes:
https://www.bibliaon.com/paciencia/
https://www.gotquestions.org/Portugues/paciencia-Biblia.html#ixzz3VFVZcEeP