Educando Meninos e Meninas

26-09-2017 23:00

Educando Meninos e Meninas

 

 

Todos os assuntos relacionados à educação dos nossos filhos são importantes, mas tem um em particular que me chamou a atenção nos últimos tempos. A respeito da criação das crianças sem distinção de gênero, como se não houvessem diferenças entre meninos e meninas, e todos devessem ser educados da mesma maneira. Mesmas roupas, mesmos brinquedos, mesmo tratamento... É assim que muita gente pensa que deve ser hoje em dia, e querem que acreditemos que isso é o melhor para os nossos filhos.

 

É compreensível que os pais fiquem confusos quanto a esse assunto. A mídia tem nos bombardeado constantemente com influências negativas, o que torna cada vez mais difícil de combater e saber distinguir o certo do errado. Cabe a nós pais, não negligenciarmos as importantes áreas na educação dos nossos filhos, adquirindo conhecimento e uma postura responsável e assertiva mediante o assunto.

 

A diferença de sexo entre um menino e uma menina não é uma suposição ou uma teoria, é uma realidade científica. O principal fator é a existência do hormônio da testosterona, determinante e que influencia o corpo e a mente do homem. Isso vai fazer com que os meninos reajam na maioria das vezes diferente das meninas.

 

 

É preciso saber respeitar as diferenças biológicas de cada sexo.

Em vez de tentarmos reprogramar os meninos para serem mais femininos, tentarmos utilizar os seus pontos fortes na formação do seu caráter, para sim serem homens honestos, atenciosos, ajudadores, fiéis no casamento que irão respeitar as mulheres, serem leais e seguros de sua masculinidade.

 

Fala com sabedoria e ensina com amor.”

                                                                                  Provérbios 31:26

 

Entrando no âmbito espiritual, acredito que Deus fez tudo para ser perfeito. Os sexos foram cuidadosamente pensados por Deus para contrabalançarem as fraquezas um do outro e satisfazerem as necessidades recíprocas, a fim de que haja um equilíbrio entre ambos. Louvado seja Deus por tamanha criatividade!

 

Deus criou o homem e a mulher com direitos e deveres iguais mas deferindo um do outro biologicamente e nas suas funções dentro do lar, o que não faz que um seja melhor do que o outro, mas coparticipantes. Mediante isso, não faz sentido que queiramos educar os nossos filhos da mesma forma das nossas filhas, porque simplesmente são diferentes.

 

Isso não impede que ensinemos bons modos aos nossos rapazes, que possam ajudar dentro de casa, que saibam as suas responsabilidades. Pelo contrário. A Educação vem de berço, e eles só têm a ganhar adquirindo capacidades muitas vezes vistas como “coisas de menina”, isso ajudará no seu desenvolvimento e independência futura.

 

 

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.”

           Deuteronômio 6:6-7

 

Infelizmente o mundo em que vivemos está completamente em desequilíbrio com os desígnios de Deus, posso até dizer que está doentio na forma como muitos encaram a vida e o desenvolvimento familiar. O ser humano se distanciou de Deus e está colhendo os frutos desse afastamento. É preciso termos cuidado e analisarmos bem a nossa postura perante essa situação, que é só uma dentre muitas outras que merecem a nossa atenção.

 

Clamemos a Deus por sabedoria e discernimento para que possamos transmitir os melhores valores para os nossos filhos. Nisso as Escrituras possuem um papel preponderante, respondendo a muitas de nossas questões e nos auxiliando a instruir de forma correta. Com força e perseverança transformaremos nossos meninos em homens de valor e que farão a diferença no futuro que há de vir.

 

Em oração ninguém melhor que Deus para nos ajudar a lidar com toda e qualquer situação. No fundo a meta principal para aqueles que têm fé é dar a cada filho, independentemente do sexo, compreensão das Escrituras e amor por Jesus Cristo que durem por toda a vida. Para que eles possam ser homens e mulheres verdadeiramente felizes e realizados por serem quem são.

 

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles."    

    Provérbios 22:6