En Temps de Guerre
En Temps de Guerre
Essa foto foi tirada há exatamente 9 anos, na época era só uma menina com meus recentes 18 anos, morava e estudava em Paris longe dos meus pais, dos meus amigos de infância, da segurança do meu lar. Mas não me importava, estava realizando um sonho de morar numa cidade tão icônica e fascinante como aquela. Me sentia feliz e com uma sensação de liberdade nunca antes tido. Com os meus novos amigos, na minha cabeça todos os dias eram uma aventura.
E talvez tenham sido, mesmo que fosse para acordar de manhã e pegar o metrô em direção a escola, comer um frango assado sentada em frente a igreja, tomar uma cerveja no jardim de Tuileries, entrar (só para olhar) nas belas e caras lojas da rua St. Honoré, visitar teatros e museus dos quais eu só entrava para brincar, sair a noite com os amigos sem destino e horas para voltar.
Jovem e deslumbrada não tinha a mínima consciência da seriedade da vida e do que me aguardaria alguns anos depois. Mal sabia eu que após viver tempos de paz ia viver tempos de guerra.
Tanta coisa mudou de lá para cá, agora penso naquele tempo e tudo que me resta são lembranças, muitas boas, algumas ruins, mas que fizeram parte do processo para eu chegar aonde estou hoje. Me ajudou a perceber o mundo e as pessoas, entendi que não importa onde estamos, que língua falamos, em que continente nascemos, no fundo de alguma maneira todos nós buscamos o mesmo, liberdade.
A minha inocência naquela época não me permitia ver que a liberdade nesse mundo é uma ilusão. A maldade, o ódio e o egoísmo estão tão presentes em tudo e todos que mesmo quando pensamos que somos livres mais presos e condicionados as circunstâncias do mundo estamos.
O mais importante de tudo isto é que apesar deste período governado pelas trevas, existe uma esperança. Esperança essa que não vem através da tecnologia, ou de uma política nem muito menos de uma religião. A esperança é Jesus Cristo, só Ele pode nós dar aquilo que procuramos. A verdadeira liberdade vem acompanhada pela salvação da nossa alma.
Desde o momento que sucumbimos ao pecado que o mundo vive em guerra, o ser humano não luta só contra ele mesmo, luta contra Deus todos os dias. É a rejeição e a incredulidade perante aquele que nos criou que nos deixa frágeis e vulneráveis a todo o mal a que somos sujeitos.
A guerra está começando e só Jesus Cristo pode nos ajudar e proteger, infelizmente muitos continuarão rejeitando o Criador mas acredito que também muitos se juntarão a Ele. A nossa guerra não é física nem armada, a nossa guerra é espiritual. Deus julgará o ímpio e o justo, porque há um tempo certo para todo propósito e para toda obra.
Estejamos preparados para o que há de vir, está na hora de lutarmos pelo mundo que sempre sonhamos, pela liberdade que desejamos para nós e para aqueles que amamos. Tenhamos fé porque o nosso Deus nunca nos abandonará e a hora da vitória está quase chegando.
"Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo."
Efésios 6:11-13